terça-feira, 24 de abril de 2012

Eis que o semeador saiu a semear...


“Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram.”(Mt 136.3b,4)

        Jesus muitas vezes ensinava a multidões através de alegorias (parábolas) que representavam verdades concernentes ao Reino de Deus(Mt 13.11). É o que podemos observar na expressão “O reino dos céus é semelhante...” que se repete diversas vezes(Mt 13.24,33,44,45,47).
        Na parábola do semeador o Senhor Jesus mostra como é o coração dos homens através dos diversos tipos solos apresentados(Jr 17.9,10).

A SEMENTE
Representa a Palavra de Deus(Mc 4.14).
Sabemos que a Palavra é fiel, justa e verdadeira (Sl.119.137,160;1Pe 1,24,25) por conseguinte não há condição de culpabilizá-la pelos infelizes resultados que alguns tipos de solo tiveram(Mt 13.4-7).

“E, AO SEMEAR UMA PARTE CAIU À BEIRA DO CAMINHO”
Um solo como este mostra grandes problemas para uma semente crescer. Em geral trata-se de um solo duro que sequer percebe-se a semente (Lc 8.5). Lembro que minha avó atribuiu a má qualidade do solo que havia em sua propriedade ao fato deste outrora ter sido um caminho, uma passagem.
Jesus disse que esse tipo de pessoa não entende a mensagem do Reino(Mt 13.19). Elas podem até enxergar o “campo”, mas não o tesouro que nele está escondido (Mt 13.44). Por isso Satanás ardilosamente arrebata a preciosa semente do coração deles.
Uma situação no livro de Atos ilustra bem o que foi dito. Quando Paulo e Barnabé estavam pregando a PALAVRA  ao procônsul Sérgio Paulo, Elimas tentava impedir que a semente germinasse, ou seja, tentava arrebatar a mensagem do coração deste homem(At 13.7,8). Mas o aposto Saulo, movido pelo Espírito Santo, revelou o caráter maligno dessa oposição (At 13.11).
Creio que o remédio para este tipo de solo está em Hebreus 4.7.

Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”(ARA)[grifo meu]

Amado, caso este seja seu estado, não mais resista, dê credito a estas simples palavras, deixe a semente brotar e prove a Paz de Deus e a Alegria da salvação que só Jesus cristo pode te dar...

A Serviço do Reino de Deus,

Herenilton H. Julião

Um comentário: