domingo, 15 de março de 2015

A GRAÇA QUE FORTIFICA

A graça é uma daquelas palavras que variam seu sentido de acordo com o contexto em que estão inseridas. O conceito tão conhecido de “favor imerecido” é legítimo em determinadas circunstâncias, mas em outras não esclarece bem o verdadeiro significado do texto bíblico que estamos analisando. Assim, é importante que antes de explanarmos o texto façamos uma análise do contexto da passagem e assim entenderemos qual tratamento é o mais adequado para essa palavra.
Quero trazer como exemplo a epístola de 2 Timóteo 2:1.

 “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.”

Se prosseguirmos lendo veremos, pelo versículo 3, que o imperativo de fortalecer-se tem por objetivo preparar o jovem Timóteo para o enfrentamento de presentes ou até mesmo futuras dificuldades. Por isso, trago aqui UMA das definições dadas para graça pelo Dicionário da Bíblia Almeida e que é adequada para o momento: “[Graça  é] a influência sustentadora de Deus que permite que a pessoa salva continue fiel e firme na fé”.
           A aplicação do mesmo significado é imediata quando tomamos outra passagem bem conhecida como o de 2 Coríntios 12:7-10 onde o apostolo Paulo muito embora tivesse orado três vezes para que fosse retirado o “espinho na carne”, recebeu como resposta da parte do Senhor “a minha graça te basta”. 
           Em outras partes das escrituras é perceptível implicitamente que em momentos angustiosos os reis de Judá, os profetas, os apóstolos e os discípulos se mantiveram fortes em todos aspectos devido ao trabalhar de Deus em seu interior e,  por tudo isso, quero concluir neste ponto que  na graça de Deus o crente salvo pode encontrar força suficiente para vencer as situações mais adversas.

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário